Fábio Pinheiro irá para Canguaretama e Helenildo Marques para Várzea.

01 – Pe. Aerton, de Sta. Cruz para Catedral(Reitor)
02 – Pe. Valtair, do semnário para Sta. Cruz
03 – Pe. Ednardo, do seminário para as Rocas.
04 – Pe. Gilmar das Rocas para o Conjunto Amarante.
05 – Pe. João Pedro do Conj.Amarante para Extremoz
06 – Pe. Edilson de Extremoz para Parnamirim
07 – Pe. Bianor da Ribeira/Natal para Ceará-Mirim
08 – Pe. Assis de Ceará Mirim para Macaíba
09 – Pe. Júlio Cesar de Macaíba para Candelária
10 – Pe. Antonio Gomes de Candelária para Seminário(Reitor)
11 – Pe. Orcenival de Macau para Goianinha
12 – Pe. Ailson de Lajes para Macau
13 – Pe. Zezinho de Monte Alegre para Lajes
14 – Pe. Raul de Maxaranguape para Monte Alegre
15 – Pe. Abelardo da Catedral para Maxaranguape
16 – Pe. Jailton da Silva de Canguaretama para Catedral (auxiliar)
17 – Pe. Franklin de Ceará Mirim para Santa Maria
18 – Pe. Darci de Sta.Maria para Lagoa de Pedra.
19 – Pe. Matias de Lagoa de Pedras para São José de Mipibú
20 – Pe. Josenildo de São José de Mipibú para Touros
21 – Pe. Jonerickison de Touros para Macaíba(Auxiliar)
22 – Pe. Edvaldo de Morro Branco para Ceará Mirim
23 – Pe. Newton de Goianinha para o Seminário
24 – Pe. Ednaldo Virgílio do Seminário de São Pedro para Paróquia da Sagrada Família, nas Rocas - Natal
Os Padres destacados em vermelhos é os que sairão do XIII Zonal e os de azul, é os que irão fazer parte.
Todos concerteza deixarão muitas saudades, e os que irão chegar sintam-se acolhidos pelo de Deus.

Hoje milhares de católicos Potiguares celebram a festa dos Protomártires do Brasil, os conhecidos mártires de cunhaú e Uruaçu. Neste sábado sendo feriado estadual caravanas de todas as paróquias da Arquidocese de Natal se organizam para participar deste bonita festa.
Os fiéis se encontrarão no Monumento dos Mártires em Uruaçu, São Gonçalo do Amarante/RN, para a Celebração desta bonita festa. A partir das 15h acontecerá shows com bandas católicas local seguida da Santa Missa celebrada pelo então Arcebispo de Natal Dom Matias Patricio de Macedo.
Paróquias do XIII Zonal, se fará presente nesta bonita festa.

Saiba mais no link: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=274264.

O Exalta Cristo é um evento criado não apenas para jovens, mas para pessoas de todas as idades, com o objetivo de incentivar a uma participação maior dos católicos, sobretudo daqueles que não são católicos praticantes. O evento, que tem um estilo de micareta cristã, é marcado pela alegria, louvor e animação por meio de músicas cristãs.
ARQUIDIOCESE DE NATAL
XIII ZONAL
“XIII Zonal, evangelizando em Comunhão e Missão”
ASSEMBLÉIA DO POVO DE DEUS 2009
Dia: 01 de agosto
Local: Goianinha/RN
Inicio: 08h
TAREFAS DAS PARÓQUIAS
-->Animação do Encontro: São José de Mipibu
-->Santa Missa (Cânticos): Goianinha
-->Entrada da Palavra: Canguaretama
-->Liturgia da Palavra:
-->1ª Leitura: Várzea
-->Salmo: Cantado
-->2ª Leitura: Baia Formosa
-->Preces: Montanhas
-->Ação de Graças: Nísia Floresta
CORES POR PARÓQUIA PARA IDENTIFICAÇÃO NO ENCONTRO
-->São José de Mipibu: Amarelo
-->Nísia Floresta: Rosa
-->Canguaretama: Branco
-->Pedro Velho: Marrom
-->Goianinha: Azul
-->Várzea: Vermelho
-->Arez: Verde
Qualquer dúvida e mais informações ligue:
(84) 9141 2108 - 8856 4298(John Lennon)
(84) 3277 2258/2306 – 9401 0058 (Pe. Inácio Henrique)
Acesse o Blog do XIII Zonal: www.xiiizonal.blogspot.com;
Envie para publicarmos no blog do XIII Zonal, noticias, mensagens, opiniões, artigos, mensagem de reflexão e etc...
Esperamos pela sua colaboração. O E-mail para você realizar envios relacionados ao zonal é o seguinte: xiiizonal@yahoo.com.br
Hoje dia 26 paroquianos de São José de Mipibu, acordaram em festa em honra aos seus Padroeiros Sant'Ana e São José.
Na parte da Quermesse dos Padroeiros você vai está conferido como atração no Palco Manos Sales e Paulinho dos Teclados e Banda. As apresentações acontecerá após a Missa de encerramento.

Na última quinta-feira dia 23 foi iniciada a Visita Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Ó em Nísia Floresta/RN. O Arcebispo de Natal Dom Matias Patricio de Macedo foi recebido com muita festa com sua comitiva pelos paroquianos daquela cidade. No dia 24 foi realizado o mutirão de confissões durante toda parte da manhã da sexta-feira. Já da programação do sábado não tivemos Informação.
Mas Hoje dia 26 de julho o então Arcebispo da Arquidiocese de Natal, estará celebrando a Missa de Encerramento de mais uma de suas Visitas Pastoral nesta preparação ao Centenário da Diocese de Natal.
A Santa Missa terá seu inicio às 16h na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó em Nísia Floresta/RN;
Os padres da Arquidiocese de Natal, acompanhados do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, farão o retiro anual, no período de 6 a 10 de julho, no Centro de Espiritualidade Uirapuru, em Fortaleza (CE). O pregador será o bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI) e membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães. Nesta semana, a programação de celebrações eucarísticas, assim como a administração de sacramentos, nas paróquias, será alterada, em virtude da ausência dos padres.

Hoje Acontecerá logo mais as 08h, a reunião do zonal, com a presença do Monsenhor Assis que irá expor a História dos 100 anos da Diocese de Natal.
A reunião do clero da Arquidiocese de Natal, neste mês de abril, acontecerá nos próximos dias 15 e 16, na Granja do Clero, em Emaús, ao lado da BR 101. No dia 15, será para a Região Pastoral Urbana e, no dia 16, para as duas Regiões Pastorais Sertão Central, Cabugi, Mato Grande e Salineira e a Agreste, Trairi e Potengi. O tema a ser estudado será catequese. “Pedimos que cada paróquia envie o coordenador paroquial de catequese para participar da reunião”, pede o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Diác. Francisco Adilson da Silva. A Arquidiocese de Natal dedica 2009 à catequese, dentro da programação de comemoração dos cem anos de criação da Diocese.
Os mais de 150 padres e 40 diáconos da Arquidiocese de Natal participarão da Missa dos Santos Óleos, na próxima quinta-feira, dia 9, às 9 horas, na Catedral Metropolitana de Natal. A celebração, que faz parte da programação da Semana Santa, será presidida pelo Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo. Durante a celebração, o Arcebispo benzerá os óleos do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos, que serão utilizados, nas paróquias, durante todo o ano, nas celebrações do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos. O óleo também é utilizado nas ordenações de padres e bispos. Na Missa dos Santos Óleos, também chamada Missa do Crisma, ocorre a renovação da promessa de obediência dos padres ao bispo. A renovação será repetida por todos os padres da Arquidiocese de Natal, diante do Arcebispo, Dom Matias Patrício de Macêdo, na próxima quinta-feira.
Fonte: http://www.arquidiocesedenatal.org.br/noticias_index/not0704crisma.htm
Segundo os evangelhos de Mateus e Marcos*, na véspera da última ceia Jesus foi à casa de Simão, o leproso, onde uma mulher lavou seus pés com bálsamo de nardo, enxugando-os com seus cabelos — para desespero de Judas Iscariotes, que reclamou do desperdício. Jesus, porém, disse que a mulher estava já preparando seu corpo para a sepultura.
Cristãs alitorianas recordavam a data perfumando seus cabelos com as essências mais caras que tivessem em suas casas, preferencialmente nardo. Muitas guardavam dinheiro o ano inteiro para comprar o melhor perfume que pudessem no dia santo.
Na Turquia e Armênia sassânidas, onde a seita se refugiou após a condenação pelo concílio de Nicéia, o hábito se fundiu com antigos ritos de prostituição sagrada. As alitorianas iam às ruas nesta noite e usavam o que obtivessem pelos seus serviços para comprar o nardo.
O costume deu origem à crença, não sustentada pelos evangelhos, de que a mulher que lavou os cabelos de Jesus era Madalena, a pecadora.
* João situa o relato alguns dias antes, na casa de Lázaro, e diz que a mulher era Maria, irmã do morto ressuscitado.



Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual. Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

A Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu, se prepara para a Chegada do Senhor Arcebispo Dom Matias Patricio de Macedo que chega para realizar mais uma de suas visitas Pastoral. O Arcebispo será recebido pela comunidade de Taborda que oferecerá ao mesmo e a sua comitiva um jantar, e logo após o Terço dos Homens da cidade de São José de Mipibu sairá em carreata na companhia de Dom Matias até a Igreja Matriz de São José de Mipibu/RN.
Hoje a Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim inicia sua Semana Missionária na Zona Urbana de São José de Mipibu. Logo mais as 18h, todos os grupos, pastorais e Movimentos da Paroquia se concentrarão na Praça da Saudade e sairá em proccisão até a Igreja Matriz com a Replica da Imagem de Nossa Senhora da Apresentação (Padroeira da Arquidiocese de Natal) e da Cruz Centenária (Cruz que marca o Centenário da Diocese). Logo após a procissão, será celebrada uma Missa marcando a abertura da Semana Missionária da Zona Urbana, em preparação a chegando do então Arcebispo de Natal: Dom Matias Patricio de Macedo.
Também será aberta a Exposição Centenária contando um pouco da história da Diocese e da Vida da Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, em São José de Mipibu/RN!

O Seminário de São Pedro, da Arquidiocese de Natal, abre o ano letivo dia 19 de fevereiro. Antes das aulas começarem, de 20 a 24, os seminaristas participarão de um retiro, em Emaús, que terá como pregador o arcebispo emérito de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales. A aula inaugural do ano letivo será dia 27, no auditório do Seminário. Dia 15 de fevereiro, o Seminário completa 90 anos de fundação. Ele foi fundado por Dom Antônio dos Santos Cabral, quando a Diocese tinha apenas dez anos de criação.